Acontece em Araruama, desde a Gestão passada, do Prefeito Chiquinho da Educação, a Biblioteca Virtual, sendo que a mais popular delas se encontra num ponto central da cidade, no Complexo Qualidade de Vida, Cultura e Lazer: Manoel Fernandes Ribeiro, o Farol do Saber, que consiste numa torre com 20 computadores ligados a internet. No início, a Biblioteca Virtual oferecia internet grátis aos visitantes 24hs, sendo a única cidade no país que oferecia esse serviço gratuitamente. Porém na nova Gestão: do Prefeito André Mônica, elas já não funcionam 24 hs, foi adequada em três turnos, sempre com um estagiário para controlar o bom funcionamento e auxiliar as pessoas que não dominam a informática e precisam fazer uma pesquisa, por exemplo.
A Biblioteca Virtual têm regulamento próprio, que é flexível no caso de pesquisas, só é rígida em 15 minutos para sites de relacionamentos.
A Biblioteca Virtual têm regulamento próprio, que é flexível no caso de pesquisas, só é rígida em 15 minutos para sites de relacionamentos.
Os visitantes ainda têm a oportunidade de subir na torre de aproximadamente 8 metros e ter uma visão em 360º da praça e da Lagoa de Araruama.
A Biblioteca Virtual da praça promove verdadeiramente a inclusão digital, constantemente alunos de toda a Rede Municipal de Ensino frequentam a Biblioteca para se familiarizem com o uso do computador, como o projeto de aconteceu ano passado: LEITURA DIGITAL, que alunos do 1ºano foram a Biblioteca Virtual para lerem histórias, visualizando as figuras na tela. Ao passo que aprendem a ler manuseando o teclado e o mouse.
A Biblioteca Virtual é um espaço democrático, muito útil a todos, é internet totalmente grátis, cabe aos frequentadores valorizarem o espaço que possuem procurando sempre que necessário e fazendo bom uso, conservando as máquinas.
Farol do saber no seu início, internet 24hs.
Atualmente adaptada a realidade do Município.
Interior da Biblioteca Virtual
Interior da Biblioteca Virtual




Iolanda
ResponderExcluirMuito legal saber que em Araruama tem uma Biblioteca Virtual é que é oferecida gratuitamente aos seus frequentadores. É interessante a informação, que é a Única cidade do país a oferecer de fato a internet gratuitamente. Gostei também pelo fato deste espaço ter sido usado em um projeto que envolveu a leitura permitindo que os alunos tivessem acesso a histórias , imagens, esculturas, textos, ou seja, trabalhando as diferentes formas de comunicação e linguagens, e mais, aproveitando a vista do local contemplando a beleza do farol.
Angélica Drumond
Angélica,
ResponderExcluirAraruama era a única cidade no Brasil que oferecia Internet Grátis 24hs, hoje não funciona mais 24hs.
Beijos.
Iolanda da Cruz.
Iolanda, que bom que a Prefeitura de Araruama percebeu o quanto é importante e necessáio a Inclusão Digital. Mesmo que a Biblioteca não funcione mais 24h, as pessoas ainda têm acesso a esse lugar. Pior seria se esse projeto tivesse acabado de vez.
ResponderExcluirAdriana Leal.
Iolanda, adorei a sua notícia. Não possuia a infomação que o município de Araruama estava tão bem estruturado quanto a universalização da informática. Agora minhas visitas a esta cidade tão bonita terá um prazer a mais, conhecer o farol da praça central e admirar tanto o funcionamento da biblioteca virtual e os 360º da cidade.
ResponderExcluirParabéns a Araruama! É muito importante que todos saibam que é possível realizar este tipo de trabalho. E ainda conseguiu ser passado de gestão para gestão seguinte. Isto sim é investir em inclusão digital, e perceber que este tipo de serviço só tende a ajudar a população!
ResponderExcluirIolanda que legal a Prefeitura de Atraruama investindo na inclusão digital, onde a informatica esta ao acesso de todos.
ResponderExcluirParabéns
Beijos